segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Aspectos técnicos da TV de LCD

Para definir qual TV LCD levar para casa é importante conhecer alguns aspectos sobre essa tecnologia. Confira abaixo as informações antes de ir às compras.

- Entrada HDMI. Conexão de alta definição para áudio e vídeo, realizada através de um único cabo. Com essa entrada, é possível conectar aparelhos de Blu-ray, computadores ou videogames de última geração à TV de LCD. Se o usuário pretende conectar muitos aparelhos, deve optar por um televisor com mais entradas (quatro, por exemplo).

- Conversor digital integrado. Permite que o usuário assista aos canais de TV transmitidos em alta definição através do Sistema Brasileiro de TV Digital. Para isso, o televisor precisa ter sido comprado no país – caso contrário, a tecnologia pode não ser compatível.

- Freqüência. As TVs de LCD convencionais apresentam 60 Hz, o que representa exibição de 60 imagens por segundo. Há também alternativas de 120 Hz, que garantem mais qualidade nas cenas de velocidade. “Quanto maior a frequência, melhor a resolução da imagem em movimento”, diz Cesar Trajano Rodrigues, do Magazine Luiza.

- Potência de Áudio. Esse valor, que determina a intensidade do som, é considerada bom quando tem 20 W (watts). Há alternativas com mais potência, para os mais exigentes.

- Resolução. É o que determina a qualidade da imagem. Atualmente, o modelo com maior resolução do mercado é o Full HD (1.920 x 1.080). Os modelos com qualidade de imagem abaixo do Full HD, mas também com alta definição são chamados de HD Ready. Dentro dessa categoria se encaixam, por exemplo, as versões apresentadas no mercado como 720p (elas têm alta definição, mas não possuem a melhor qualidade disponível).

- Taxa de contraste. Quanto maior, mais será a variedade de cores: essa taxa mede a diferença de intensidade entre o branco e o preto. Nas especificações, esse valor – que segue a máxima do “quanto mais, melhor” -- aparece como 80.000:1 e 100.000:1, por exemplo.

- Tempo de resposta. É o tempo de transição que leva para os pixels apagarem e acenderem, quando reproduzem o movimento da imagem. Esse período é medido em milisegundos (MS) e, por isso, o ideal é que o valor seja pequeno.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário