quarta-feira, 3 de março de 2010

Veja cuidados na hora de comprar uma TV de alta definição

Além de observar a resolução do aparelho, você deve prestar atenção a outros dois fatores importantes quando for escolher entre TVs de alta definição, seja LCD ou plasma.

Os "dead pixels" (pixels mortos, ou defeituosos) são a maior preocupação nos LCDs. Eles ficam apagados nas telas ou nos sensores de CCD das câmeras digitais. Muitas vezes o termo "dead pixel" também é usado para definir outros dois problemas com os pixels: ficar sempre "acesso", ou seja, branco ("hot pixel"); ou manter-se sempre com uma cor sólida —vermelho, verde ou azul ("stuck pixel").

Cada pixel é composto por três sub-pixels, para cada umas das cores primárias listadas acima. Na confecção de telas de LCD, é comum surgir um certo número de sub-pixels defeituosos e a quantidade tolerada varia de acordo com o fabricante, já que nem todos interpretam as especificações do padrão ISO 13406-2 da mesma maneira (veja aqui a norma, em inglês).

Alguns fabricantes, como a Philips e Samsung, possuem política de tolerância zero para os dead pixels e rejeitam todos os aparelhos que tenham qualquer número deles. Outros fabricantes rejeitam aparelhos com um total pré-determinado de sub-pixels defeituosos. A Toshiba tem política de tolerância zero somente para os notebooks top de linha, e a Sony, para toda a linha VAIO.

Este é um ponto delicado na hora da compra e você deve procurar as indicações de "dead pixels" permitidos pelo fabricante do produto, além de verificar a partir de qual quantidade a troca é permitida. É uma boa forma de preservar o investimento e evitar dores de cabeça.

TV de plasma: atenção com o "burn-in"
O "burn-in" é um problema que preocupa quem possui uma TV de plasma. Ele acontece quando uma imagem estática "queima" a tela e deixa uma mancha. Isto pode ocorrer quando logotipos em partidas de futebol ou nos canais por assinatura (aqueles com informações sobre gols ou com o nome do canal) ficam o tempo inteiro sobre a tela. Games também são perigosos, pois deixam atalhos ou mapas em uma mesma posição.

Outro ponto de problemas da TV de plasma é que todas têm o formato widescreen (retangular ou 16:9), enquanto a programação normal das emissoras e a maioria dos filmes estão no formato 4:3 (tela normal de televisão). Isso deixa duas faixas pretas ao lado da imagem quadradra que está sendo exibida na tela. Se isto ocorrer por mais de duas horas seguidas, pode deixar uma mancha na tela nas áreas inutilizadas, o tal do "burn-in".

Fabricantes como LG e Samsung dotaram os modelos mais recentes com um sistema que mantém a tela em constante (mas sensível) vibração. Isso ajuda a reduzir o "burn-in".

Especialistas do mercado acreditam que a TV de plasma será superada na preferência pelos modelos LCD, que possuem mais qualidade e são mais baratos para produzir.

Procon recomenda paciência
A técnica em defesa do consumidor do Procon, Márcia Cristina Oliveira, lembra que é preciso ficar atento para a abrangência da garantia oferecida pelo fabricante.

"Observe não somente o tempo de garantia, mas também o que está incluso", diz Márcia.

A técnica explica que, por se tratar de um produto que envolve uma tecnologia muito nova, o consumidor não pode se precipitar na compra e deve observar a diferença entre as TVs de plasma e LCD.

Márcia alerta também para o fator resolução. "O fato de estes novos produtos possuírem telas muito grandes não significa que a qualidade da imagem será maior", diz. Também é importante observar se você já possui sinal digital em sua casa, o que é fundamental para obter a qualidade de imagem desejada —e não ficar frustrado assim que chegar da loja e instalar o aparelho em casa.

Fonte: Uol tecnologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário