terça-feira, 9 de março de 2010

TV de LCD deve ficar mais barata antes da Copa

A cotação mais baixa do dólar neste ano, a chegada das novas gerações de TVs de LED e a maior procura dos consumidores por televisões de tela fina são alguns dos fatores que levarão os preços destes produtos ficarem até 25% mais baixos para a Copa do Mundo.

A paixão dos brasileiros pelo futebol provocará verdadeira guerra no varejo para conquistar os consumidores. Segundo fabricantes, o Brasil é um dos poucos países em que a demanda por televisores cresce tanto nesta época.

Apesar das vendas serem intensas entre abril e junho, conforme a Seleção Brasileira avança no torneio as pessoas continuarão comprando. "Quando o Brasil perde, as vendas caem", afirma o diretor de linha marrom do Walmart, Luciano Hoffmann.

Segundo o executivo, a tendência é que os preços das TVs de LCD e plasma caiam 10% a partir de abril. A rede negociou com a Samsung modelo de 37" full HD ( alta definição) com conversor digital. Hoffmann garante que o valor dela será 25% menor frente os similares da concorrência.

Ao contrário de 2009, a indústria afirma que conseguirá atender os pedidos. "A saída do modelo LED cresceu e isso faz o preço cair", diz o diretor de eletrônicos de consumo da Samsung, Marcio Portella Daniel.

Para a Copa, a tendência é que muitos troquem o televisor de tubo pelo de LCD, enquanto os que têm este modelo migrarão para o LED. Portella aponta que a diferença de preço entre o LCD e o LED com configurações iguais chega a 40%. As ‘telas finas'' deixaram de ser luxo para entrar na rotina das pessoas.

DIGITAL - O apelo das empresas para elevar as vendas é que este será o primeiro torneio mundial que o País terá oportunidade de assistir com transmissão digital. Neste embalo surgirão nas prateleiras das redes em breve a TV 3D. A coreana LG apresentou alguns aparelhos que precisam de óculos especiais.

Fernanda Summa, gerente de produto da área de TV da LG, sinaliza que Net e Globo já estão trabalhando para fornecer conteúdo em 3D. "A Globo, inclusive, fez testes com transmissão da novela e do Carnaval", diz. A emissora deverá transmitir alguns jogos da Copa neste formato.

PREFERÊNCIA - O carro-chefe de vendas na Coop (Cooperativa de Consumo) é o modelo de 32''''. O gerente de compras de Eletro Edson Rodrigues prevê alta de 60% nas vendas nesta categoria em relação a 2009. "Os preços estarão atrativos", afirma. A rede também aguarda a chegada da TV 3D para atender os aficionados por tecnologia.

No Grupo Pão de Açúcar (Extra e Ponto Frio), 85% dos aparelhos vendidos são de LCD, 10% são de plasma e só 5% de LED. O gerente comercial Fábio Tavares endossa o coro e também garante preços mais baixos do que em 2009.

A Lojas do Baú Crediário reforçou o estoque em 30%. A rede crê na estabilidade dos preços. Em nota, Magazine Luiza, Casas Bahia e Carrefour informam que as vendas serão maiores, mas não detalham variação no custo do produto.

Por determinação do governo, TVs com 32'''', no mínimo, devem ter sintonizador de TV digital a partir de junho.

Fonte: Diário do Grande ABC

Nenhum comentário:

Postar um comentário